Liquens

OS LIQUENS

·         Alguns fungos podem associar-se de forma muito íntima a certas algas, constituindo uma associação denominada líquen.

·         Embora existam liquens nos quais a relação é de parasitismo, a relação ecológica neste caso é o mutualismo, ou seja, uma associação em que os dois seres recebem benefícios.

·         Resultam da associação entre  ALGAS  unicelulares (verdes ou azuis)  +  FUNGOS (principalmente ascomicetos).

·         Esse perfeito “casamento “ (= mutualismo) permite aos liquens sobreviver em regiões onde poucos seres vivos sobreviveriam.  De fato, os liquens podem ser encontrados, por exemplo, sob a neve nas tundras árticas, onde são importantes fontes nutritivas para animais diversos, como a rena e o caribu.

·         Sobre rochas nuas, os liquens são, com freqüência, os primeiros colonizadores  (= pioneiros), desagregando o material rochoso e propiciando nas condições físicas do ambiente uma melhoria tal que permite a instalação, naquele lugar, de futuras comunidades de musgos e outras plantas (herbáceas, arbustos, árvores) ==>  SUCESSÃO ECOLÓGICA !

·         Apesar de capazes de sobreviver nos mais variados tipos de habitat, os liquens são muito sensíveis a substâncias tóxicas, particularmente o SO2 (dióxido de enxofre). Por isso, são utilizados como indicadores da poluição do ar atmosférico pelo SO2. Como esse gás é um poluente muito comum nas zonas urbanas, entende-se porque os liquens são relativamente escassos nas cidades.

·         Os liquens são capazes de absorver e concentrar substâncias radiativas, como o estrôncio 90 (pode se alojar nos ossos, provocando anemia). Constatou-se, que esquimós, no Alasca, apresentavam taxas elevadas desse elemento no organismo: haviam-no adquirido pela ingestão de carne de rena e caribu; os animais, por sua vez, obtiveram o elemento ao comerem liquens contaminados.

SORÉDIOS

 

A reprodução dos liquens faz-se principalmente através de fragmentos vegetativos denominados sorédios. Cada sorédio contém algumas poucas algas envolvidas por algumas hifas dos fungos.

 VOLTA

 Biotravel ® - 2010 - Todos os direitos Reservados